Visite Voce Tambem o Sitio Bem Estar

Se voce nao tem uma area de lazer para passar os fins de semana venha ao Sitio Bem Estar

Olha o que podemos encontrar no Sitio Bem Estar

As corujas sao aves pertencentes a familia Strigidae e a ordem Strigiformes. Trata-se de aves de rapina, timidas, solitarias, discretas e de voo silencioso, gracas ao formato e a textura de suas penas.

Sementes de Tento Carolina

E uma arvore de ate 15 metros, da familia das leguminosas, subfamilia mimosoidea. Possui flores amarelo-palidas, favas estreitas e falcadas e sementes vermelhas, muito duras e lustrosas.

Sementes de Azeitona Preta

E o fruto da planta de mesmo nome da familia Myrtaceae. A especie e nativa da india. E uma arvores que podem chegar ate dez metros de altura. Possuem frutos pequenos e arroxeados quando maduros.

Muda de Buriti do Amazonia

O Buriti e das Regioes Central e Norte da America do Sul, especialmente de Venezuela e Brasil. Neste pais, predomina nos estados de Roraima,Rondonia, Para, Maranhao e Piaui, e tambem conhecida como coqueiro buriti, buritizeiro, miriti, muriti, muritim, muruti, palmeira-dos-brejos, e carandai-guacu.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Como Plantar o coco Anão



http://revistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/GloboRuralv2/img/transp.gifO coqueiro se desenvolve bem em locais com boa distribuição de chuvas no ano, onde predomina clima quente e alta luminosidade

A imagem de coqueiros balançando ao vento é quase um sinônimo de  litoral nordestino. Não por acaso, é nessa região de clima escaldante durante quase o ano todo que se encontra a maior parte das plantações do Brasil. Nos últimos anos, no entanto, vem ocorrendo um deslocamento das áreas tradicionais de cultivo para outras partes do país. Produtores do Sudeste e Centro-Oeste estão explorando a cultura do coqueiro-anão irrigado, para a produção de água de coco.

    No mundo, os coqueiros são cultivados em sua maioria por pequenos agricultores da Ásia, África, América Latina e Pacífico. O coqueiro-gigante, que atinge 18 metros de altura, está no Brasil desde o século 16, enquanto o anão, que bate nos dez metros de altura, chegou por aqui nos anos 20 do século passado.
Além da sombra, a árvore oferece uma fruta bastante apreciada e com diferentes finalidades. Do coco aproveita-se a água, que é bastante saudável pela riqueza de sais minerais. Já sua polpa é utilizada pela indústria para a fabricação de leite de coco e de coco ralado, ingrediente para a elaboração de chocolates, biscoitos, iogurtes e sorvetes, entre outros alimentos. A fibra extraída da casca é usada em estofamentos de veículos, enchimento de colchões, tapeçaria e na confecção de pincéis.
Apesar do leque de opções, a decisão do agricultor para começar a atividade deve levar em conta a demanda do mercado. Como a produção ocorre, pelo menos, depois de dois a três anos, é importante avaliar se as características locais são ideais para o desenvolvimento do fruto.

Variedades
Entre as muitas variedades de coco existentes no mercado brasileiro, as que mais sobressaem são a gigante e a anão. Dos plantios de coqueiros no país, aproximadamente 70% são da cultivar gigante e 20% da anão. O restante é composto de híbridos originados de cruzamentos. O anão ainda possui três tipos: verde, vermelho e amarelo, mas apenas o verde é explorado para a produção de água.
Mãos à obra

• Antes de iniciar o plantio, observe as condições de clima, solo e a qualidade da muda. Os coqueirais se desenvolvem bem em lugares com temperaturas elevadas. O ideal é por volta de uma média anual de 27 graus.

• Áreas com boa distribuição de chuvas - precipitação anual de 1,5 mil milímetros - são as mais indicadas. Uma dica é começar a lavoura de coqueiros no início da estação das chuvas. Caso contrário, utilize um sistema de irrigação.
• Entre as variedades, o coqueiro-gigante é o mais rústico, florescendo entre seis e oito anos após o plantio. O longo tempo para começar a atividade é compensado pela produção de 40 a 60 frutos por planta ao ano. Sob condições favoráveis, o período de produção econômica é de 60 anos.
• Já o anão, mais exigente em água e nutrientes, se desenvolve mais cedo, depois de quatro anos do cultivo. Possui frutos pequenos e tem menor vida útil, ou 40 anos de produção. Mas é mais produtivo: 150 a 200 frutos por planta ao ano.
Como Plantar o  Coqueiro                                          

• Em terrenos pequenos, a indicação é cultivar o coqueiro híbrido - mistura das duas variedades -, que produz de 100 a 120 frutos. Em uma área de um hectare, dá para plantar 100 árvores, em espaçamentos de 10 x 10 metros.

• Trinta dias antes do cultivo, abra covas de 60 x 60 x 60 a 80 x 80 x 80 centímetros para preencher com terra três quilos de adubo orgânico e 800 gramas de superfosfato simples. Fixe a muda no solo sem enterrar o caule. Depois de um mês, com 300 gramas de uréia e 200 gramas de cloreto de potássio, incorpore o adubo ao solo.
Dados gerais
 Família: pertence à espécie Cocos nucifera L., com destaque às variedadestypica (gigante) e nana (anão).

 Plantio: início do período das chuvas em áreas não irrigadas.
 Solo: leves, bem drenados, bom suprimento de água.
 Clima: quente, média de 27 graus e não abaixo de 15 graus.
 Culinária: receitas nordestinas como moquecas, vatapá, cocadas, cuscuz de tapioca, e mingaus, bolos, doces e sorvetes.
 Uso medicinal: a água é rica em potássio e sais minerais, e substitui o soro fisiológico em casos de desidratação.
 Colheita: seis meses após a inflorescência, quando a finalidade for obtenção de água, e 12 meses para coco seco.
 Área: 100 plantas por hectare.
 Investimento: inicial para começa a cultura em real, a muda e adubação, estima-se dois mill reais para iniciar a cultura.
 Onde comprar: Viveiro SBERC  - Avenida Paragominas Nº 232.  Dom Eliseu / PA (Vila Bela Vista – Pará) Cel. (99) 9 9161 – 0745 Ou (99) 9 8140 - 0526
Investimento


• A plantação de coqueiros pode ser realizada com mão-de-obra familiar, o que ajuda a reduzir parte dos custos.

• Em um hectare, com 100 plantas sem irrigação, os gastos estimados no primeiro ano de preparo de área, plantio e manutenção aproximam-se de 2.000 Mil Reais. Esse valor inclui o preço da muda, que sai por volta de Quatorze Reais, para pequenas quantidades e Cinco Real, para grandes quantidades, esses são os gastos com adubação e tratos culturais.
• À Medida que o coqueiro cresce, a planta passa a exigir mais adubos, mas a partir do terceiro ano de plantação      inicia o retorno dos investimentos.

Grato pela sua Visita: Equipe do Viveiro SBERC-LTDA.


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Nossos Produtos

          O VIVEIRO Sítio Bem Estar e uma reserva Ecológica, um viveiro Ambiental que trabalha com plantas nativas e frutíferas da Região Norte e Nordeste do Brasil. É disponibilizamos muda e sementes de plantas nativas da nossa Região.

Viveiro SBERC







quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Frutos do Cerrado (Sítio Bem Estar)

Venha você também conhecer o Viveiro Sítio bem Estar em Vila Bela Vista Pará.


 
 







VIVEIRO SÍTIO BEM ESTAR JUNTOS COM VOCÊ AJUDANDO ARBORIZAR 

O PLANETA

Fotos de Plantas em formação no Viveiro SBERC


Viveiro SBERC

Mudas de Buriti ( SBERC)

Viveiro SBERC

Mudas de Acerola e Buriti

Mudas de Acerola Gigante

Muda de Baru ( SBERC )

Muda de Buriti

Mudas de Buriti ( SBERC)


Viveiro SBERC










quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Como Plantar a Pitomba da Mata

 Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Sapindales
Família: Sapindaceae
Género: Talisia
Espécie: T. esculenta
Nome binomial
Talisia esculenta 
A pitomba (ou o pitombo1 ) é o fruto da pitombeira (Talisia esculenta), árvore presente desde a Região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste do Brasil ao Rio de Janeiro, que chega a ter até doze metros de altura. Seus frutos, drupas, são comestíveis, saborosos e muito consumidos tanto pelo homem como pela fauna. A pitomba possui em geral um a dois caroços revestidos por uma camada fina e suculenta, adocicada e um pouco ácida. Quando madura, a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros.
Estes frutos são comercializados nas feiras das regiões Norte e Nordeste no Brasil, sendo muito procurados por pássaros e amplamente cultivados em pomares domésticos por todo o país.
Dá nome a uma tradicional festa pernambucana, a Festa da Pitomba.


Como Plantar a Pitomba da Mata 



Manual de Cultivo da Pitomba da Mata Atlântica




Quebra de Dormência: Não há quebra de dormência.

Como Plantar: Colocar as sementes ou os frutos para germinar, logo que colhidos, diretamente em recipientes individuais à meia sombra contendo substrato argiloso; cobri-los com uma camada de 0,5 cm do substrato peneirado e irrigar duas vezes ao dia. A taxa de germinação é de 95%. Ela leva aproximadamente 30 dias para germinar. Só Plante em lugar definitivo quando a muda atingir 30  a 40 cm, que deve ser plantada no lugar definitivo. O desenvolvimento das mudas, bem como das plantas é considerado elevado. Levando 03 anos para produzir.





Sítio Bem Estar: Junto com você ajudando arborizar o Planeta.