quarta-feira, 4 de abril de 2012

Menor beija flor do Brasil

      Menor ave do Brasil


       As menores espécies de beija-flor chegam a bater as asas entre 70 e 80 vezes por segundo.



O beija-flor entra para o Rank Brasil por ser a Menor ave encontrada em território nacional: mede entre seis e 12cm de comprimento e pesa de duas a seis gramas.



      As principais características da espécie são bico alongado, alimentação à base de néctar, oito pares de costelas, 14 a 15 vértebras cervicais, plumagem que lembram as cores de um arco-íris, língua extensa e bifurcada.



      Extremamente ágeis, são as únicas aves do mundo capazes de voar em marcha ré e de permanecerem paradas no ar, só movimento as asas. A alimentação à base de néctar é possível devido ao bico longo, característico desta ave, mas o formato varia conforme a flor que constitui a alimentação de cada um.

      O beija-flor é originário das Américas, vivem em áreas de clima tropical e subtropical, e a maior biodiversidade do grupo pode ser encontrada no Brasil e no Equador, com mais da metade das espécies conhecidas. Vive em média 12 anos e seu tempo de gestação é de 13 a 15 dias.

Recentemente, perdemos duas espécies de beija-flor: o esmeralda-de Brace e esmeraldo-de-Gould. Das 322 espécies catalogadas, nove estão em risco crítico de extinção, 11 em perigo, e outras nove são vulneráveis. A maior ameaça para a espécie é a degradação de seu habitat natural.




0 comentários:

Postar um comentário