quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Como Plantar a Bacabeira



Manual de Cultivo da Bacaba do Amazônia

                     como planta a Bacaba do Amazônia: (Oenocarpus mapora)

Depois de colhidos, os frutos são submetidos ao processo de extração da polpa, com a ajuda de máquinas despolpadoras ou batedeiras de bacaba. Após o despolpamento, e antes da semeadura, as sementes devem ser lavadas com água potável. O despolpamento manual pode ser usado para pequenas quantidades de sementes e consiste na remoção, com o auxílio de um estilete, ou faca com bastante cuidado.

Quebra de dormência:

A bacabeira inicia sua germinação por volta dos 48 dias após a semeadura e se estabiliza aos 60 dias. Em média, a germinação requer cerca de 60 dias e a aceleração do processo ocorre com a imersão das sementes em água normal por 03 dias. Depois cubra as semente da bacaba com uma camada de 2 cm de serragem molhada, e manter umedecida e abafada em um saco plástico por 32 dias. Após esse período todas as suas sementes estarão germinadas.

Modo de plantar:

As sementes ira germinar com mais rapidez, depois das sementes germinadas plante em saquinhos plástico de 15 x 30. Utilizando substrato argiloso esterco de gado ou de aves. A repicagem das plântulas para o viveiro é efetuada antes da abertura do 1o par de folhas, no estádio denominado de "palito", normalmente com 5 a 7 cm de altura. Nessa condição, praticamente 100% das plântulas sobrevivem à repicagem e apresentam desenvolvimento normal. Quando necessário, é realizada a poda das raízes.
          Só plantar em lugar definitivo após a muda atingir de 40 cm a 50 cm.






Sítio Bem Estar: Junto com você ajudando arborizar o Planeta.


0 comentários:

Postar um comentário