Visite Voce Tambem o Sitio Bem Estar

Se voce nao tem uma area de lazer para passar os fins de semana venha ao Sitio Bem Estar

Olha o que podemos encontrar no Sitio Bem Estar

As corujas sao aves pertencentes a familia Strigidae e a ordem Strigiformes. Trata-se de aves de rapina, timidas, solitarias, discretas e de voo silencioso, gracas ao formato e a textura de suas penas.

Sementes de Tento Carolina

E uma arvore de ate 15 metros, da familia das leguminosas, subfamilia mimosoidea. Possui flores amarelo-palidas, favas estreitas e falcadas e sementes vermelhas, muito duras e lustrosas.

Sementes de Azeitona Preta

E o fruto da planta de mesmo nome da familia Myrtaceae. A especie e nativa da india. E uma arvores que podem chegar ate dez metros de altura. Possuem frutos pequenos e arroxeados quando maduros.

Muda de Buriti do Amazonia

O Buriti e das Regioes Central e Norte da America do Sul, especialmente de Venezuela e Brasil. Neste pais, predomina nos estados de Roraima,Rondonia, Para, Maranhao e Piaui, e tambem conhecida como coqueiro buriti, buritizeiro, miriti, muriti, muritim, muruti, palmeira-dos-brejos, e carandai-guacu.

domingo, 22 de junho de 2014

Como Planta a Mamona Vermelha

Mamona (Sítio Bem Estar Vila Bela Vista/PA
Sítio Bem Estar, veja Mamona (desambiguação).
Mamona, também conhecida como rícino é o fruto da mamoneira (Ricinus communis L.), uma euforbiáceaRecebe outras designações, conforme a região: no Nordeste brasileiro, carrapateira; em algumas regiões da África, é abelmeluco; nalíngua inglesa, como castor bean (ou simplesmente castor porque esta planta não é bean); na língua espanhola como ricino, higuerilla,higuereta e tártago
Sítio Bem Estar
O seu principal produto derivado é o óleo de mamona, também chamado óleo de rícino. Embora seja usado na medicina popular como purgativo, este óleo possui largo emprego na indústria química devido a uma característica peculiar: possui uma hidroxila (OH) ligada na cadeia de carbono. Não existe outro óleo vegetal produzido comercialmente com esta propriedade. Plantas do gênero Lesquerella também produzam  óleo hidroxilado, mas elas ainda não são cultivadas comercialmente. O ácido graxo hidroxilado se chama ácido ricinoleico. Outra importante propriedade do óleo de mamona é ser composto entre 80 e 90% de um único ácido graxo (ácido ricinoleico), o qual lhe confere alta viscosidade e solubilidade em  álcool a baixa temperatura. Pode ser utilizado como matéria prima para o biodiesel, mas a quase totalidade do óleo de produzido no mundo tem sido utilizado pela indústria química para produtos de maior valor agregado.

Sítio Bem Estar
Sítio Bem Estar
A semente é tóxica devido principalmente a uma proteína chamada ricina, que quando purificada é mortal mesmo em pequenas doses1. O óleo é de difícil digestão (provoca diarreia), mas o maior risco na ingestão da semente é a toxina ricina. Mais de três sementes podem matar uma criança; mais de oito, um adulto. Possui ainda uma potente proteína alergênica chamada CB-1A ou Albuminas 2S presente nas sementes e no pólen. Um terceiro componente ativo na mamoneira é a ricinina (não confundir com ricina). A ricinina é um alcalóide que pode ser encontrado em todas as partes da planta. Este alcalóide tem efeito sobre o sistema nervoso central e pode causar diversos efeitos como convulsão, melhoria da memória, falta de equilíbrio e outros. As maiores concentrações de ricinina são encontradas nas flores e em folhas jovens.
Sítio Bem Estar
Os principais países produtores de mamona são a Índia (74%), a China (13%), o Brasil (6,1%) e Moçambique (2,5%) (2011, FAO), sendo os principais consumidores: China, Estados Unidos, França, Alemanha e Japão. No Brasil, a produção está concentrada no Estado da Bahia (67%), seguida do Ceará (15%), Minas Gerais (11%) e Pernambuco (3%).
O nome mamona provavelmente foi adotado devido à semelhança de suas folhas com aquelas do mamão (Carica papaya), embora estas duas plantas sejam muito diferentes e pertençam a diferentes famílias.


 Como Plantar a Mamona



Manual de Cultivo da Mamona  (Ricinus communis L.)

Como planta a Mamona:

O semeio da mamona pode ser feito de forma manual ou mecanizada. De preferência em época chuvosa. No plantio manual, devem ser abertas covas com profundidade de 5 a 10 cm e plantadas 3 sementes. A adubação com fertilizantes químicos pode ser feita na mesma cova, tendo-lhe o cuidado de deixar a semente a pelo menos 5 cm de distância do adubo, para evitar morte da semente. Usando adubo orgânico esse isolamento não é necessário. Para plantio mecânico, deve-lhe observar se o tamanho das sementes é compatível com as engrenagens internas que podem lhe causar danos. A adubação pode ser feita concomitantemente ao semeio.
Quebra de dormência: Não tem,
Porcentagem de Germinação: 100%




Sítio Bem Estar: Junto com você ajudando arborizar o Planeta.

sábado, 21 de junho de 2014

Como plantar cerca viva de Sansão do campo

 Cerca viva, macetes e dicas de como planta e cultivar.

CERVA VIVA
Conheça os truques para elas fecharem mais rápido e os segredos que garantem o sucesso no paisagismo
                                                                                                              mentes
 

Descubra aqui os segredos e macetes
A função mais usada para uma cerca viva é a barreira visual. Nesse caso, é importante que a fileira de plantas feche o mais rápido possível. Veja alguns truques e macetes que os especialistas usam para ter sucesso com as cercas vivas: Sem sol, elas crescem devagar. A engenheira-agrônoma Maria Tereza de França observa atentamente a incidência do sol antes de plantar uma cerca viva. Ele tem que iluminar toda a fileira por igual e durante o dia inteiro. De um modo geral, as espécies de cerca viva gostam de sol pleno.
Em uma situação de meia-sombra, elas crescem mais devagar.
  A poda da ponteira ajuda a cerca viva a “encher”
O paisagista Marconis Rolim corta as gemas apicais, que ficam na porta dos ramos, 2-3 meses após o plantio. Isso estimula a brotação das gemas laterais, que formam novos ramos e deixam a planta mais cheia. A técnica funciona melhor na épocas mais quentes, quando o crescimento da planta está acelerado.



Elas também podem funcionar como excelentes barreiras naturais


Se o seu problema é vento, ruído ou pó que vem da rua, se você quer privacidade e proteção, está na hora de
olhar com mais carinho para as cercas vivas. Além de valorizar o visual do seu lar ou Sítio servem tambem como anti-ruído e pó, quanto maior for o nível desses elementos, mais larga deve ser as cercas vivas, chegando a formar uma cortina espessa com 2-3 m de altura. Plante as espécies em fileiras com o espaçamento de 10 a 15 cm, assim o fechamento da cerca será total.

                      imóvel, essas espécies podem amenizar problemas comuns do dia-a-dia. Uma cerca de Sanção do Campo (Mimosa caesalpinoideae) adulta pode isolar uma ar pó levantado pelo trânsito peea do jardim de ventos encanados, ao mesmo tempo em que veda a área de ruídos e dosado. Essa espécie cria uma cortina verde com mais de 300 espinhos por m² e ramos entrelaçados, dando mais privacidade e proteção aos moradores. No uso dessa planta.
                                           A importância da poda


As podas servem para determinar o estilo da sua cerca viva e para estimular a formação das plantas.
Além das tradicionais podas de limpeza, que devem ser feitas uma vez por ano para retirar os ramos secos e malformados, há outros tipos de podas úteis para deixar as cercas vivas mais densas ou mais arejadas.



Como Planta a Cerca Viva.

Manual de Cultivo do Sansão do Campo

Quebra de dormência: não tem
     Como fazer o plantio:
Colocar de duas a três sementes de Sansão do Campo
Diretamente no lugar definitivo, se for a época chuvosa, se não, colocar as sementes em recipientes separados,
Como bandeja saquinhos para o plantio, ou copos descartável.
Só colocar em lugar definitivo quanto às mudas atingir de 20 a 30 cm de tamanho. De preferências em épocas chuvosas para os primeiros meses de vidas da planta.
Espaçamento Recomendado:
Para obtenção de uma cerca - viva com perfeição e beleza,
o plantio do sansão do campo deve ser feito com 10 cm de espaçamento entre as plantas. Desta forma,
os troncos se encostarão formando uma espécie de "muralha" capaz de conter com eficiência pessoas,
aves e animais de pequeno e grande porte.




Sítio Bem Estar: Junto com você ajudando arborizar o Planeta.