domingo, 18 de janeiro de 2015

Limão Taiti




O limão Taiti, como é conhecido a limeira ácida Taiti, é uma fruta que se destaca na produção nacional e traz ótimos resultados  aos produtores
Aquele que deseja iniciar uma produção de limão Taiti deve ter conhecimento da botânica e da fenologia deste em condições tropicais, visando otimizar o manejo da cultura
A lima ácida Taiti, denominada limão Taiti,  destaca-se, hoje, no Brasil, como um dos frutos cítricos de maior importância comercial, com área estimada em cerca de 30.000 hectares. A limeira ácida Taiti é uma planta de tamanho médio a grande, vigorosa, expansiva, curvada e quase sem espinhos. Sua folhagem é verde densa, com folhas de tamanho médio; as flores, normalmente com 05 pétalas, são de tamanho médio e não apresentam pólen viável. Quanto à floração, ela ocorre durante quase todo o ano, principalmente, nos meses de setembro a outubro; os frutos apresentam tamanho médio.
Aquele que deseja iniciar uma produção de limão Taiti deve ter conhecimento da botânica e da fenologia deste em condições tropicais, visando aperfeiçoar o manejo da cultura e o estabelecimento das condições necessárias para o aumento da produtividade. Deve saber que, em geral, sob temperaturas constantes entre 12 e 13°C, a maioria das espécies do gênero Citrus apresenta paralisação no crescimento. Por outro lado, a taxa, de crescimento alcança seu máximo entre 25 e 31°C.
Limão Taiti (Sítio Bem Estar)
Outro conhecimento que se faz necessário, diz respeito à adubação do limoeiro. Para adubar convenientemente o pomar, é imprescindível conhecer a disponibilidade dos nutrientes no solo e o estado nutricional da planta. Isso apenas pode ser obtido com base nas análises do solo e foliar. Essa análise foliar constitui um dos meios mais preciosos para avaliar o estado nutricional das plantas e determinar com exatidão e economia a quantidade de fertilizantes a ser empregada.
Quanto ao processo de irrigação, por se tratar de uma tecnologia mais avançada, este deve ser empregado à medida que as demais técnicas sejam racionalmente adotadas. Assim, para que a irrigação proporcione resultados econômicos satisfatórios, é necessário que o projeto seja bem elaborado e o manejo da água adequado a fim de garantir a aplicação nos momentos exatos, de acordo com a necessidade das plantas. No Brasil, os sistemas mais utilizados na atualidade são os de aspersão e de irrigação localizada.
Um trato cultural de grande importância para a cultura do limão Taiti é o controle de ervas daninhas. Várias razões tornam imprescindível o cultivo do solo e a eliminação do mato no pomar, principalmente para evitar a concorrência por água, nutrientes e luz, além de facilitar operações como colheita e controle fitossanitário.
Limão Taiti ( Sítio Bem Estar)
Outra dica aos produtores é o uso de culturas intercalares, que é uma opção para pequenos e médios produtores de limão Taiti, uma vez que sua utilização apresenta uma série de vantagens, como é o caso de:
- rendimento na fase improdutiva do pomar;
- racionalização no uso de adubos;
- melhor utilização dos fatores água, terra, luz, mão de obra e proteção contra erosão.

Muitas vezes, o consórcio visa ao aumento da disponibilidade de nutrientes, especialmente o nitrogênio. Quando é assim, a cultura intercalar deve ser boa fixadora desse elemento, a exemplo de leguminosas como feijão de porco, leu cena, crotalária, entre outras. Essas plantas possibilitam, ainda, a melhoria da fertilidade do solo, tendo em vista a grande quantidade de massa verde incorporada ao terreno após a colheita.


Viveiro Sítio Bem Estar

0 comentários:

Postar um comentário