sábado, 2 de novembro de 2019

Murici do Cerrado

Murici do Cerra
Nome popular
Murici, Murici-da-praia, Murici-do-brejo
Nome popular
Murici, Murici-da-praia, Murici-do-brejo
Nome científico:
Byrsonima crassifolia (L.) Rich
Família botânica        
Malpighiaceae
Origem
Norte e Nordeste do Brasil

    Características da planta



E uma Árvore de até 5 m de altura com tronco cilíndrico, casca escura, áspera e copa estreita. Folhas verdes e rígidas. Flores de coloração alaranjada aparecendo de janeiro a   março. Fruteira arbustiva, encontrada em toda a região amazônica, e no litoral das regiões norte e nordeste. Seus frutos são amarelos, medindo de 1 a 2cm. Seu sabor exótico confere a esta fruta características únicas sem paralelo dentre as frutas amazônicas.

 Fruto

  


Tem uma forma arredondada, de coloração alaranjada. A polpa carnosa e translúcida e as sementes de coloração creme. Frutifica de abril a junho.

 Cultivo








Murici exclusivo para plantio







As sementes germinam em substrato argiloso necessitando de local sombreado. O desenvolvimento é lento. Espécie também utilizada como ornamental.

Os muricis do Brasil são muitos e variados, sendo, em sua maioria, plantas da família botânica das Malpiguiáceas, à qual também pertence a reputada acerola.

Originárias da terra, essas plantas podem ser encontradas por todo o continente e são designadas popularmente, em suas regiões, pelo mesmo nome de murici.

Em suas diferentes variedades, os muricis distinguem-se, também, por suas cores e locais de ocorrência.

Assim, são conhecidos o murici-amarelo, o murici-branco, o murici-vermelho, o murici-de-flor- branca, o murici-de-flor-vermelha, o murici-da-chapada, o murici-da-mata, o murici-da-serra, o murici-das- capoeiras, o murici-do-campo, o murici-do-brejo, o murici-da-praia, entre outros.

A maioria dos muricis, ou grande parte deles, é espontânea em praticamente toda a Amazônia, onde, espécies de porte arbustivo ou arbóreo podem ser encontradas em abundância. Na época da frutificação, a mata verde fica pintada pelo amarelo da fruta.

Os muricis não são exclusivos da floresta, sendo, alguns deles, freqüentes nas regiões serranas do sudeste, nos cerrados do Mato Grosso e Goiás e no litoral do norte e do nordeste do pais.

Entre as frutas regionais brasileiras que costumam aparecer. o murici, certamente, tem um lugar de destaque e, dependendo da época do ano, ocupa o mesmo espaço destinado a frutas tão importantes como a graviola, o jambo, o caju e a pitomba..



VIVEIRO SÍTIO BEM ESTAR JUNTOS COM VOCÊ AJUDANDO ARBORIZAR 
O PLANETA

0 comentários:

Postar um comentário