quarta-feira, 22 de julho de 2020

Criação de Galinha Caipira - Sítio Bem Estar

Criação de Galinha Caipira - Sítio Bem Estar

Empenhado em auxiliar o pequeno produtor, o homem do Campo, o Sítio Bem Estar – (Vila Bela Vista/PA), que oferecer valiosas instruções sobre o trabalho no campo. Principalmente na criação de Aves Caipira. Tudo isso elaborado em linguagem simples e objetiva.

O que é galinha caipira?

 As galinhas caipiras de verdade são originadas a partir daquelas que foram introduzidas no Brasil na época do descobrimento. Como vieram de vários lugares do mundo, apresentam diferentes cores de penas, portes e comportamentos distintos. É comum vê-las sendo criadas soltas nos quintais, ciscando o tempo todo, na busca de insetos, minhocas, plantas e restos de alimentos. Além de adaptarem-se bem ao clima quente são mais resistentes a algumas doenças. Sua carne e seus ovos são muito mais saborosos que os produzidos em granjas industriais e vendidos nos supermercados. Por isso, mesmo sendo mais caras, têm a preferência de muitos consumidores.

Como escolher as galinhas para começar a criação?

Escolha entre aquelas aves já existentes no seu quintal ou na vizinhança,  mas observe a idade, os hábitos, a mansidão, a produção, a beleza e a saúde. Selecione fêmeas de 6 a 24 meses de idade que nunca tenham adoecido e que sejam:

 • Boas poedeiras ou filhas de boas poedeiras.

• Boas criadeiras.

• Mansas.

• De bom tamanho.

Veja o Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=VrUmzN-6ExE

Como devo escolher o galo?

O galo tem que vir de outra criação, mesmo sendo da mesma comunidade. Isso evita o grau de parentesco próximo entre as galinhas e o galo, prevenindo o nascimento de pintos fracos, com defeitos físicos ou pouco produtivos. Escolha um galo:

• Filho de galinhas com boas qualidades.

• Esperto e valente.

• Com idade próxima à idade das galinhas.

 • Nem gordo nem magro, mas que seja carnudo. A criação se inicia com 1 galo e 10 galinhas. Se houver mais galinhas, o galo não dá conta. Quando o número de galinhas é maior que 10 por galo, começam a aparecer ovos que não chocam (inférteis), podendo levar a criação ao fracasso.

0 comentários:

Postar um comentário